Sabemos que manter um estabelecimento bem movimentado durante todo o ano é um desafio para quem administra bares e restaurantes. Além de buscar formas de manter a clientela e de conquistar novos clientes, o local precisa se destacar em meio a multidão de empreendimentos do mesmo segmento.
Pensando nisso, a grande aposta para negócios no ramo do food service no momento é investir em opções de entretenimento que mais se encaixem com o perfil do negócio. Quer saber mais sobre? Junte-se a nós e confira algumas ideias para seu bar e restaurante lotar através do entretenimento.
PREPARE SEU EMPREENDIMENTO
Escolher um entretenimento para seu bar ou restaurante, assim como criar um plano de marketing, também exige que seja algo compatível com a proposta do local. Por isso, descubra o perfil de seu negócio e do público-alvo, assim como o da concorrência. Com base nesses dados, pesquise as opções ideais de diversão para seus clientes e comece a traçar as estratégias fundamentais para se alcançar bons resultados.
Vale destacar que o empreendimento precisa estar apto a investir não só na ambientação, como também em equipamentos e no treinamento de funcionários, caso necessário. Em eventos com música, por exemplo, organizar o espaço de apresentação e equipá-lo adequadamente facilita o trabalho do(s) artista(s), além de permitir que os consumidores possam apreciar o som. Já em casos envolvendo festas, uma equipe preparada terá muito mais sucesso na hora de apresentar os itens exclusivos da casa e até mesmo em realizar um atendimento de excelência.
INVISTA EM MÚSICA
Ao pensar em diversão, certamente a primeira coisa que vem a cabeça de muita gente é escutar uma boa música. Porém, nem todos são fãs de casas especializadas em festas e shows, então procuram no conforto dos bares e restaurantes esse tipo de entretenimento.
Visto isso, busque trazer experiências musicais para seu negócio que possam tanto atrair os clientes como condizer com a proposta e a ambientação do estabelecimento. Por exemplo, um show de uma banda de metal não combina com um restaurante de tema praiano, entretanto um artista especializado em surf music pode suprir essa demanda. Assim como um pequeno bar que não possui estrutura para receber shows, mas que pode colocar músicas ambientes do gosto do público e em um volume que não os atrapalhe a interagir.
Outro ponto fundamental é apostar em equipamentos de som e/ou de iluminação. Isso pode ser um diferencial para o estabelecimento, já que aparelhos de excelência proporcionam experiências sonoras e visuais ainda melhores para os artistas e o público. Um exemplo na prática é no gastropub Mad Rock’s, cliente TronSoft na cidade de Serra, no Espírito Santo, que investiu bastante para tornar os shows musicais que acontecem por lá ainda melhores e que atrai até hoje uma grande clientela.
PROMOÇÕES E CARDÁPIOS EXCLUSIVOS
As bebidas e refeições oferecidas por bares e restaurantes também podem ser uma atração à parte quando o assunto é ganhar a atenção do público. Como já vimos anteriormente, fazer promoções é uma excelente forma de atrair novos clientes. Independente se for dose dupla, porções e/ou doses para acompanhar ou até descontos, investir nessa ideia é sempre garantia de resultados positivos, principalmente em dias de pouco movimento.
Aposte também em cardápios exclusivos para várias ocasiões, oferecendo pratos e drinks criativos e saborosos, sendo especialidades da casa ou até mesmo novidades. Uma experiência de sucesso que segue por esse caminho é o DRY Moments and Drinks, cliente TronSoft em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que explorou bem todas essas ideias, trazendo promoções de drinks clássicos em todos os dias de funcionamento e um cardápio muito criativo com bebidas exclusivas.
DIVERSÃO EM FAMÍLIA
Nos finais de semana, muitas famílias saem para se divertir pela cidade e, principalmente, fazer alguma refeição fora de casa. Em grupos com crianças, a tarefa fica cada vez mais complicada, já que poucos estabelecimentos oferecem atividades para receber os pequenos e deixar os pais despreocupados.
Apostar em recreação ou até mesmo em playground é um excelente investimento para bares e restaurantes atraírem esse público. Um exemplo em terras capixabas é do restaurante Ilha do Caranguejo, cliente TronSoft de Vila Velha que investiu em um espaço kids bastante equipado e com o apoio de recreadores, oferecendo a segurança e a tranquilidade que as famílias tanto buscam nesses estabelecimentos.
EVENTOS E COMEMORAÇÕES
Como já falamos anteriormente, datas comemorativas são grandes aliadas na hora de um negócio alavancar suas vendas. Com isso, a procura por espaços para comemorar esses dias aumenta e cada estabelecimento precisa fazer o possível para tornar suas experiências atrativas e ainda melhores para os clientes.
Eventos temáticos são excelentes nesse caso, principalmente se unem a ambientação do local com o melhor de sua gastronomia e experiências imperdíveis para a data comemorada, como brindes, promoções e atrações musicais. Festivais também podem ser bastante lucrativos, principalmente os que focam em algum prato ou drink de destaque ou até mesmo os voltados para a música.
Vale destacar que alguns estabelecimentos também investem em áreas para eventos exclusivos como aniversários, reuniões de trabalho, entre outros, garantindo ainda mais o conforto para seus clientes. Um exemplo de estabelecimento que explora isso é o Divino Botequim, cliente TronSoft em Vitória, Espírito Santo, bastante elogiado por seu espaço reservado para eventos, oferecendo uma experiência completa em todos os sentidos.
JOGOS E TECNOLOGIAS
Tendências atemporais e que evoluem a cada dia, os jogos e as tecnologias também são formas muito eficientes de chamar a atenção do público através da diversão e da inovação. Quanto aos jogos, muitos locais começaram a investir na nostalgia, trazendo jogos clássicos de cartas, de tabuleiro e de arcade. Uma ideia bastante lucrativa, afinal se aproxima de um público-alvo cada vez mais significativo e que pode passar horas jogando e consumindo.
Enquanto isso, as tecnologias acabam cumprindo o papel de aperfeiçoar as experiências que esses estabelecimentos têm a oferecer aos seus novos e já existentes clientes. Um exemplo com bastante retorno para bares e restaurantes é investir em televisões de alta resolução para transmitir campeonatos de futebol. Nesse caso, maiores são as chances do público que acompanha esses eventos ser atraído por essa estrutura.
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