Já faz tempo que a tecnologia deixou de ser um inimigo para ser nosso aliado. E isso ocorre também no ramo food service, onde podemos tirar grande proveito a partir dos pilares criatividade e inovação.
Ela pode estar por toda a parte em um restaurante, como por exemplo, nos processos operacionais de atendimentos, controles de custos e de pessoal, estoques, comandas, pagamentos, entre outros.
Por isso, compartilhamos com você 5 dicas para serem implantadas com facilidade no seu estabelecimento para ter a tecnologia sempre ao seu lado:
1- Invista em tecnologias que melhorem o atendimento ao cliente
Software de gestão que possibilite a automatização do atendimento feito pelo garçom através do uso de tablets ou smartphones que enviam o pedido direto para a cozinha é um investimento certeiro;
2- Incremente seu investimento em novas tecnologias
O valor investido hoje retornará em pouco tempo devido aos ganhos obtidos. E o que é melhor, investimentos que revolucionarão a gestão do seu restaurante (software de gestão), ou mesmo os que trarão agilidade no atendimento (comanda eletrônica), estão muito acessíveis atualmente;
3- Não se questione se o investimento valerá a pena
A tecnologia está aí para ser usada e abusada, fazendo você lucrar mais e diferenciando seu negócio. O único detalhe aqui é escolher as ferramentas adequadas, pois as opções são variadas. Então, a pergunta é sobre “quais as que preciso”, e não “se as preciso”;
4- E como sei o que preciso?
O mais importante para qualquer estabelecimento é a satisfação de seu cliente, portanto, um objetivo bem definido seria fidelizá-lo. Um bom exemplo aqui seria beneficiar os clientes vips com promoções personalizadas para consumo no estabelecimento ou até mesmo para entrega em casa, descontos em dias específicos, entre outros.
5- Invista, por tabela, em sustentabilidade
Hoje em dia, qualquer negócio que não se preocupe com o meio ambiente ficará obsoleto e pode até perder clientes. Investir em tecnologia ajudará você a incorporar soluções que eliminem o uso de folhas de papel e a economizar energia elétrica. Um software de gestão integrado possibilita, por exemplo, a emissão de pedidos em telas sem precisar imprimi-los.
Ou seja, a tecnologia, além de “arrumar a casa” em termos de administração e operação, ajuda a fidelizar clientes e faz com que seu negócio seja mais eficiente e sustentável.